"LA SERVA PADRONA" NA CIDADE DAS ARTES/RJ.



Ópera em ato único, dividida em dois intermezzi, "La Serva Padrona" , de Pergolesi, trata-se uma comédia romântica, importante título do teatro lírico, um dos mais antigos a serem ainda hoje representados em todo o mundo. A ópera tem início com a ária de Uberto, um rico solteirão, que reclama da constante demora de sua serva, Serpina, em atendê-lo, bem como de sua postura de patroa. Após discutirem, Uberto incumbe o empregado, Vespone de lhe arrumar uma esposa obediente, pois somente assim poderá ter uma casa organizada, sem ficar à mercê dos caprichos sua serva. Após rebater as críticas do patrão, Serpina revela, um pouco de sua personalidade e se oferece como a melhor opção de esposa para o patrão que a desdenha. Um dueto põe fim ao primeiro intermezzo.
Valendo-se da ideia do próprio Uberto, e adaptando-a à sua conveniência, Serpina coloca Vespone a seu serviço, convencendo Uberto de que se casará com um homem muito temido, conhecido como Capitão Tempesta, que é o ingênuo Vespone disfarçado. O mudo capitão se comunica através de Serpina e exige de Uberto um dote para se casar com ela, afirmando que, caso não receba seu dinheiro, obrigará o próprio Uberto a contrair matrimônio com a jovem. A astuta serva fez uma aposta correta na avareza do patrão, tendo sucesso em seu plano. Após descobrir que o temido capitão não passa do inofensivo Vespone, Uberto compreende que sempre amou Serpina e que todo o imbroglio foi apenas um pretexto para uni-los. O segundo intermezzo é encerrado com um dueto no qual cada um dos dois, à sua maneira e com suas metáforas, declara seus melhores sentimentos em um alegre final feliz.
A montagem é da Atlantis Opera Orchestra, sob a regência e direção musical de Evandro Rodriguese e direção cênica de Manoel Thomas, com cenários Marcelo Moianno. A concepção da Iluminação é de Julia Requião. O Elenco conta com o barítono Rafael Siano faz o papel do rico Uberto, Daruã Góes, soprano, encarna a criada e astuta, Serpina, e o ator Leonardo Nogueira, o cômico empregado mudo, Vespone.


Ficha técnica
Figurinos: Marcelo Moianno
Iluminação: Julia Requião
Legendas: Loren Vandal
Direção Cênica: Manoel Thomas
Direção Musical e Regência: Evandro Rodriguese

Personagens:
Rafael Siano, barítono (Uberto)
Daruã Góes, soprano, (Serpina)
Leonardo Nogueira, ator, (Vespone)

SERVIÇO:

“La Serva Padrona”, ópera de G. B. Pergolesi

Daruã Góes (soprano), Rafael Siano (barítono) e Leonardo Nogueira (ator)
Manuel Thomas, direção cênica
Evandro Rodriguese, direção musical e regência

17 e 18 de março, sábado e domingo, às 20h e às 19h, respectivamente
Na récita de 18/3 haverá tradução ao vivo em Libras
Cidade das Artes (Av. das Américas, 5.300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Tel.: 21 3325-0102)

Ingressos: R$ 50, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos


Duração aproximada: 60 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas