JAMES LEVINE É DEMITIDO DO METROPOLITAN OPERA HOUSE.

   


   O regente e antigo diretor musical emérito James Levine foi demitido no dia 12/03 do Metropolitan Opera House devido a acusações de assédio sexual. Após investigação iniciada em Dezembro a casa de ópera de Nova Yorque concluiu que há evidências de assédio " antes e depois do período em que Levine trabalhou para a ópera". O comunicado do Met publicado no jornal The New York Times informa que 70 pessoas foram ouvidas na investigação e a conclusão "entre as vítimas detectadas, havia músicos vulneráveis, muitos em começo de carreira e sobre os quais Levine exercia autoridade, já que o regente, considerado o melhor dos EUA desde Leonard Bernstein, também conduzia o programa para jovens iniciantes."  "À luz dessas descobertas, a Met conclui que seria inapropriado e impossível para o Sr. Levine continuar a trabalhar com o Met."
   O regente chamou as acusações de "infundadas", dizendo em um comunicado que "jamais viveu sua vida como opressor ou agressor". O currículo de Levine para a ópera é único e invejável. Regeu a orquestra do Met em 2552 vezes e por décadas foi o diretor artístico da casa. 
Ali Hassan Ayache

Fonte: https://veja.abril.com.br/entretenimento/acusado-de-assedio-e-abuso-james-levine-e-demitido-da-met-opera/

https://oglobo.globo.com/cultura/musica/regente-do-met-opera-james-levine-demitido-apos-acusacoes-de-assedio-sexual-22482710


Comentários

  1. Ah se houvesse uma investigação no Brasil... alguns “má-estros” e produtores teriam que se explicar.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias correntes estamos conhecendo os maiores escândalos envolvendo regentes desde o final da grande guerra,quando um nazista convicto como Kabasta se suicidou depois que Hitler perdeu o conflito,outros como Bohm e Karajan por galgarem altos postos graças às suas simpatias pelo regime foram banidos do pódio por um tempo e depois retomaram suas atividades.

    Também Charles Dutoit está a ser acusado de assédio sexual,segundo o blog do crítico inglês Norman Lebrecht este chegou a denunciar à direção do Festival de Verbier os dois maestros referidos,os quais devido ao histórico de ambos que só agora veio à público jamais poderiam dirigir a orquestra de jovens estudantes deste evento,no que foi ignorado pelos organizadores.Já em outra ocasião houve igualmente um artigo com o título "MAESTRO:ESSES MÚSICOS PRECISAM DE UM DEDO PELO CU ACIMA" neste blog Slippedisc onde o crítico narrava as histórias tenebrosas envolvendo o maestro mexicano Enrique Bátiz,já informalmente banido das principais orquestras de seu próprio país mas mantendo um cargo na Sinfônica do Estado de México em Toluca desde 1971,com um intervalo de 7 anos fora.Logo depois desta publicação o mesmo foi destituído de seu cargo e ainda acusado por uma violinista suíça de estupro.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  3. Tantos e tantos casos, lá e aqui no Brasil. Se formos cavocar a cova, sairão coisas tremendas e inesperadas ! Pratos de doces, bolos , massas caseiras, doces e salgadinhos finos em troca de cachês e ou papéis em óperas nos principais teatros brasileiros, solistas instrumentistas à frente de orquestras e ou mesmo uma cadeira nas fileiras de orquestras sinfônicas e ou filarmônicas pelo Brasil afora. Assédio sexual é coisa para outro capítulo, e muito mais grave !
    Sempre houve e continuará havendo aqui e no mundo inteiro !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas