66 BOLSISTAS SÃO SELECIONADOS PARA A ORQUESTRA ACADÊMICA MOZARTEUM BRASILEIRO.


·        A primeira apresentação da Orquestra será no 7º Música em Trancoso, de 3 a 10 de março 2018
·        O grupo composto por 82 músicos está na programação de São Paulo em dois concertos - em agosto e outubro

Com bolsistas de sete estados brasileiros, e do exterior, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro anunciou os selecionados para a temporada 2018 de concertos. Foram 237 inscritos e 66 selecionados para formar a OAMB – ao lado de 16 músicos profissionais, totalizando 82 integrantes. As apresentações do grupo começam no 7º Música em Trancoso, no Sul da Bahia, acompanhando solistas de reconhecido prestígio internacional.

Com o objetivo de abrir novos caminhos para estudantes de música ou recém-formados em universidades, que não têm espaço para atuar profissionalmente e assim evoluir em sua área, o Mozarteum Brasileiro procura firmar a atuação do grupo no cenário erudito do Brasil. Ano que vem serão quatro apresentações pelo país – duas em São Paulo e duas em Trancoso – isso sem contar as formações menores, como o de Câmara, no 7º Música em Trancoso, e o Barroco, no 4ª Canto em Trancoso.
Com direção artística de Sabine Lovatelli, os músicos serão regidos pelo maestro Carlos Moreno, titular da OAMB e um dos mais requisitados de sua geração, atuando no Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia. Em Trancoso também se apresentarão sob a batuta do alemão Wolfgang Roese, conhecido por criar espetáculos inovadores ao combinar músicas populares ao contexto clássico.

“Incentivar a carreira de jovens músicos e revelar talentos estão entre os principais objetivos do Mozarteum Brasileiro. A OAMB abre essa oportunidade aos jovens, que terão a chance de vivenciar o cotidiano de um grupo sinfônico e desenvolver suas aptidões ao lado de grandes profissionais”, afirma Sabine, presidente do Mozarteum Brasileiro. “E vale lembrar: os bolsistas que obtiverem destaque em suas atuações também poderão ser selecionados para bolsas de estudo no exterior”, completa.

A orquestra é composta por 82 músicos: 66 bolsistas e 16 convidados, dentre professores e chefes de naipe. Os bolsistas são de vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. E tem ainda bolsistas originários da Colômbia e Estados Unidos.

Para Carlos Moreno, “a criação da orquestra, em 2017, foi uma excelente notícia, que gera esperança em um momento particularmente ruim para a música clássica no País”. A idade média dos bolsistas é de 25 anos e têm boa formação acadêmica, mas precisam dar continuidade aos estudos e à prática. Durante o Música em Trancoso, acrescenta o maestro, “bolsistas e profissionais da orquestra terão uma sinergia incrível com os proeminentes solistas europeus, incluindo uma noite em que serão regidos pelo alemão Wolfgang Roese, muito conhecido e aplaudido em Trancoso”.

Programação da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

A orquestra ensaiará em São Paulo entre os dias 14 e 27 de fevereiro e, em Trancoso, a partir de 2 de março. Subirá ao palco em várias oportunidades, entre elas, nos dias 3, 4 e 7, durante o festival. Na primeira noite, em Trancoso, durante o Hino Nacional e a Sinfonia nº 7 de Beethoven, a orquestra contará com a participação especial de mais 10 jovens músicos do Núcleo Neojiba do Instituto Trancoso, incentivando a integração com os jovens da região. Além disso, fará concertos didáticos de iniciação musical em escolas de Trancoso (dia 5/3) e apresentações em espaços públicos da região, como na Praça do Bosque (dias 6 e 8/3).

Em São Paulo, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro acompanhará a soprano russa Anna Netrebko e o tenor argeliano Yusif Eyvazov, na Sala São Paulo, no dia 6/8. “Anna Netrebko é uma das mais requisitadas sopranos do mundo, um nome relevante da cena erudita internacional”, afirma Sabine.
Após essa apresentação, em outubro a OAMB protagoniza dois concertos de grande importância para o cenário erudito brasileiro: a Noite das Estrelasnos dias 8 e 9. Os músicos voltam ao palco da Sala São Paulo, sob regência  do maestro titular Carlos Moreno, ao lado  de solistas brasileiros de canto e instrumentos, convidados especiais para os concertos.

O Mozarteum
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Música em Trancoso
O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico. Com direção artística do Mozarteum, já passaram pelo evento mais de 45 mil espectadores e quase 1.000 músicos subiram ao palco, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional da música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. Com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre, com 1.058 lugares cada) o Teatro L’Occitane também abriga variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se em um centro permanente de produção e disseminação cultural. O anexo Facilities dispõe de salas para ensaiosaulas e reuniões; bar e toaletes.

Comentários

  1. A seleção destes candidatos para a formação da orquestra é duvidoso! Não houve prova prática , baseando-se essa seleção apenas em gravações enviadas por CD ou DVD dos candidatos. Ademais não houve entrevista nem contato algum. Conheço um violinista spalla de orquestra, que já atuou na Sinfônica de Santa Catarina e também no Paraná (Curitiba), o qual foi excluído da seleção dos aprovados. Se não houve prova prática, nem de conjunto camerístico, tampouco de conhecimentos teóricos por meio de prova subjetiva, como é que se excluem talentos dos arcos de uma orquestra, assim como se fossem meros vasos decorativos, que se inscreveram com o objetivo de integrar o conjunto musical e poder colaborar com a sua experiência e a sua vivência orquestral, já tarimbada em dias remotos em outros conjuntos sinfônicos e sequioso a integrar a orquestra ? Qual foi o critério desta seleção camuflada, hesitante e sujeita a dúvidas ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas