BANDA SINFÔNICA PAULISTA - CONCERTO SINFÔNICO


A Banda Sinfônica Paulista celebra a música brasileira interpretando composições de Fernando Morais, Renato Goulart e Ricardo Silva sob a batuta da respeitada maestrina e diretora musical Mônica Giardini e do renomado maestro Roberto Farias. O excelente trombonista Carlos Freitas e o primoroso clarinetista Cristiano Felício são os solistas desse grandioso concerto sinfônico. O repertório da apresentação está pautado pela sofisticação formal, destreza na utilização de elementos estéticos da música popular e refinamento na construção da harmonia e da instrumentação. Bom espetáculo!

História

Os músicos da Banda Sinfônica Paulista se reúnem desde março de 2012 sob a coordenação do excelente diretor artístico, maestro Rogério Trajano. Todos se reúnem movidos pelo intimo prazer de fazer música. O grupo começou como orquestra, mas aos poucos foi se ajustando à sua verdadeira vocação, ser banda sinfônica.
O primeiro concerto, como Orquestra Sinfônica Ônix, foi realizado em 18 agosto de 2012 em uma instituição religiosa, totalmente gratuito, aberto ao público da comunidade local e adjacente. O evento proporcionou acesso à música sinfônica brasileira e possibilitou a formação de novos músicos para o quadro do grupo.
O segundo concerto, ainda como Orquestra Sinfônica Ônix, foi realizado em 30 agosto de 2014 no teatro Ozualdo Candeias localizado no CEU Parque Veredas- Itaim Paulista-SP. Os músicos se empenharam com vigor e prazer na interpretação do excelente repertório e o público participou do concerto com muito entusiasmo e alegria. Os ensaios começaram em 2013 e se estenderam pelo ano seguinte, diante do desafio de realizar a primeira apresentação em sala de concerto. O evento foi um marco na história do grupo. Foi a partir desse concerto que o Diretor artístico e Maestro Rogério Trajano oficializou o nome e a formação da Banda Sinfônica Paulista.
No dia 22 de agosto de 2015 a Banda Sinfônica Paulista realizou um grande concerto no teatro da Fábrica de Cultura do Itaim Paulista. O público cresceu e se diversificou, e participou de forma entusiasmada e interessada. O repertório desse concerto foi ainda mais desafiador e o talento e empenho dos músicos ainda mais evidentes. O concerto de 2015 colocou definitivamente a Banda Sinfônica Paulista no cenário da música de concerto de excelência no Estado de São Paulo.
No ano de 2016, dia 13 de agosto, a Banda Sinfônica Paulista realizou excelente concerto no teatro do CEU Vila Curuça. Evento que contou com a participação do experiente trompetista Flávio Gabriel, do talentoso flautista Rodrigo Beneducci e do primoroso Batuta Duo. O espetáculo foi regido pela maestrina convidada Mônica Giardini e pelo maestro residente Vagner Santos. O concerto inaugurou a parceria da Banda Sinfônica Paulista com o Movimento Mulheres Regentes, representado no evento pela maestrina Ligia Amadio e oficializou a Maestrina Mônica Giardini como diretora musical do grupo.
Ricardo Silva é o compositor residente desde a origem do projeto. O repertório do grupo tem sido pautado pelas composições e orquestrações desse experiente e criativo compositor. Ricardo Silva tem diversas composições escritas para banda sinfônica e suas obras já foram interpretadas nas principais salas de concerto de São Paulo e em salas de concerto no exterior, em diversos países, como Argentina, EUA, Costa Rica, Portugal, Canadá, Suíça e Espanha.
Desde seu primeiro concerto, a Banda Sinfônica Paulista - BSP tem sido reconhecida pela seriedade e destreza de suas interpretações e pelo ineditismo de seu repertório. A BSP é gerenciada, desde 2015, pelo Instituto Arte & Cultura, organização responsável por formação, produção e divulgação do repertório artístico brasileiro. A divulgação da música brasileira composta e/ou orquestrada para banda sinfônica e a ampliação do público da música de concerto são os principais objetivos da Banda Sinfônica Paulista.


Administração

Diretor artístico: Rogério Trajano
Diretora musical: Mônica Giardini
Maestro residente: Vagner Santos
Compositor residente: Ricardo Silva

Comentários

Postagens mais visitadas