CARLOS GOMES É HOMENAGEADO EM CAMPINAS. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   
   O maior compositor de óperas das Américas nunca teve o merecido reconhecimento no Brasil. Raras são as homenagens a ele e até o presente momento não existe nenhuma gravação comercial em vídeo de suas óperas. O Theatro Municipal de São Paulo informou o cancelamento de três óperas da temporada 2016 e uma delas é a "Fosca" de Carlos Gomes.
   O azar de Carlos Gomes foi ter nascido no Brasil, se fosse estadunidense sua obra seria conhecida mundialmente. Os grandes teatros líricos americanos exibiriam suas óperas todos os anos em diversas montagens. Gravações em áudio e vídeo inundariam o mercado mundial pelo fato de Carlos Gomes ser compositor de alta qualidade, igual ou superior a muitos de seus pares do século XIX.
   O Tonico de Campinas sempre esquecido e renegado no Brasil teve uma homenagem em sua cidade natal. A Gala Lírica Carlos Gomes apresentada no último dia 26 de Setembro na praça Pedreira do Chapadão teve em seu programa árias, duetos e aberturas de óperas do compositor. "Il Guarany", "Lo Schiavo", "Fosca" e "Salvator Rosa" foram as óperas contempladas. O público campineiro compareceu em bom número, as 300 cadeiras foram pouco para comportá-lo e muitos levaram seu assento.
   A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi regida por Ligia Amadio, esta explicou ao público de forma didática o sentimento e a razão de ser de cada ária e dueto. Os solistas da noite foram os competentes Marly Montoni (soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Rodolfo Giugliani (barítono). As vozes dos solistas e o som da orquestra foram microfonados o que impede qualquer tipo de análise.
   Ao fim da apresentação a homenagem a uma das maiores intérpretes de Carlos Gomes, Niza de Castro Tank nos brindou com a canção "Bem Longe" e pediu para que o público a acompanhasse. Tenho em meu acervo uma gravação não comercial em vídeo de "Il Guarany" de 1986 com Niza Tank e o soprano demonstra excelente técnica vocal em um timbre de beleza excepcional. Foi emocionante ver uma das grandes interpretes de Carlos Gomes no palco.
   Carlos Gomes teve uma bela homenagem em Campinas, o público compareceu em peso e a ópera ganhou mais alguns seguidores. A homenagem é louvável embora seja muito pouco pelo que representa o compositor para a cidade e para o Brasil.
Ali Hassan Ayache

Carlos Gomes, foto Internet

Comentários

  1. Meu caro "expert": que canção é esta de nome "Bem longe" interpretada pela Niza Tank? Não teria sido por acaso a canção "Quem sabe?" , que inicia com os versos "Tão longe, de mim distante..."? Realmente, vc ilustra bem o que critica, isto é, o pouco caso e a negligência com que tratamos Carlos Gomes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas