PROGRAMA "MAIS CANTORES " DO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   
   O governo federal lançou o Programa Mais Médicos visando suprir a carência de profissionais no Brasil. Alguns concordam com o programa e muitos são críticos ferozes. Achando a ideia genial e a administração da Prefeitura Municipal de São Paulo sendo do mesmo partido do governo federal, a direção do Theatro Municipal de São Paulo resolveu lançar o Programa "Mais Cantores ".  
   Segundo a direção do teatro comandada por John Neschling não temos cantores no país suficientes para as nossas produções, por isso a necessidade de trazer estrangeiros. Nunca na história desse país tivemos um cantor brasileiro capacitado para fazer o papel de Bardolfo ou Pistola da ópera Falstaff de Verdi. Nunca na história desse país tivemos alguém capacitado para cantar uma Frasquita, Mercedes, Dancairo, Remendado, Morales e Zuniga , todos papéis minúsculos da ópera Carmen de Bizet.  
   Não tenho nada contra os cantores estrangeiros, afirmo que para cantar em nossos teatros tem que ser melhor que nossos conterrâneos, tem que ser o melhor do melhor. O Falstaff de Ambrogio Maestri é um dos melhores do mundo na atualidade e vale a pena ser visto pelo público paulistano. Stuart Neil é um tenor que tem gabarito para cantar em qualquer teatro do mundo e nas duas vezes que esteve aqui se apresentou com excelência.
   O que não podemos aceitar é estrangeiros virem ao nosso país, serem pagos com cachês exorbitantes, hospedagens, passagens aéreas e tudo mais para fazerem papéis irrelevantes. Temos centenas de profissionais capacitados para isso. 
   Uma soprano famosa, de passagem pelo Brasil, me confidenciou que estava querendo muito cantar no Theatro Municipal de São Paulo. Ela afirma que a crise européia derrubou o valor das cachês e que o nosso teatro é um dos que melhor paga no mundo.     
   Em uma rede social o nobre diretor do Theatro Municipal informa que leu um artigo do psicanalista Luis Fernando Gallego sobre "Haters" anônimos da internet, ele adora um termo em inglês. Ficamos sabendo por ele que esses anônimos são pessoas invejosas que não tem capacidade de serem artistas, só querem atacar a pessoa do artista e um monte de coisas mais. Caro Johninho, você me criticou por ser geografo e sendo assim eu não poderia escrever sobre música clássica ou ópera. Desde quando você é psicanalista? Se você for um mande o endereço do seu consultório, conheço um monte de profissionais da área, músicos principalmente, precisando de um. Até eu marco uma consulta.
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas