A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF E A ÓPERA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

Dilma (de costas) com a filha no "Royal Opera House", em LondresDilma Rousseff (de costas) com a filha Paula no Royal Opera House em Londres. Foto Lenadro Colon- Folhapress

A Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff está em visita oficial a Londres para acompanhar a abertura dos jogos olímpicos. Mas não é só o esporte ou política que interessam a presidente. No último dia 25 de Julho Dilma Rousseff assistiu ao espetáculo "Operalia", organizado pelo tenor e ultimamente barítono Plácido Domingo, este visa à descoberta de novos talentos da ópera.
   Quando o teatro londrino Royal Opera House soube que a reserva do camarote era para a presidente não cobrou a dolorosa. Olha que o valor da encrenca beirava aos R$ 2700, 00 (dois mil e setecentos reais) . A presidente esteve em companhia da filha Paula e a ministra Helena Chagas (comunicação social) e Marco Maia.
   Outro camarote foi ocupado pelos ministros Aloizio Mercadante (Educação), Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) e Antonio Patriota (Relações Exteriores) , nesse a dolorosa foi dividida entre eles.  "Cada um pagou o seu, foi o que a presidente mandou", afirmou Mercadante. Espero que não tenha sido com cartão corporativo do governo.
   O gosto da presidente por ópera já era de meu conhecimento , em uma conversa com o maestro Neschling, quando ainda era candidata a presidência , Dilma Rousseff desfilou sabedoria operística. Segundo uma nota publicada no blog do maestro em 29/06/2010 : "Estive ontem num jantar de um grupo de artistas e intelectuais com a Ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República. Fiquei impressionadíssimo com ela. Puxando a brasa para a nossa sardinha, descobri que Dilma é uma amantíssima da ópera e conhecedora real do repertório lírico. Conversamos sobre “Jenufa” de Janacek, “Peter Grimes” de Benjamin Britten, “Lady Macbeth de Minsk” de Shostakovitch e sobre o Don Giovanni que estou preparando no Teatro Colón. Falamos de algumas de suas ópera preferidas, entre elas Elektra e Salomé de Strauss e Dilma recitou na hora as primeiras frases do egípcio Narraboth, do início de Salomé. Comentou a impropriedade política do libreto quando comenta a conversa dos judeus, e concordamos que hoje em dia seria impossível musicar um libreto com essas características sem o ataque imediato dos politicamente corretos. No século XIX, porém, era possível fazer um comentário como este, sem que se pensasse imediatamente nas consequências trágicas do anti-semitismo político que se seguiria."
   Realmente temos uma presidente que entende e gosta de ópera, pelo relato apresentado acima percebemos que Dilma Rousseff tem conhecimento profundo sobre o assunto. Podem criticar seu governo, mas quando o assunto é cultura, de presidente nós estamos bem representados.
  Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Eu sempre tenho vontade de anular o meu voto. Dessa vez também votei, não consegui anular. E até o momento, a presidenta não me decepcionou. Milagre é difícil, num país igual ao nosso...

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso saber notícias que alegram: aplausos à nossa Presidenta Dilma Rousseff como apreciadora de Ópera!!! Teruko Monteiro, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Sr.Ali obrigada por nos passar essa informação.bem que ela podia popularizar mais a cultura no nossos país,não tenho nada contra aos chows internacionais pop que vem ao Brasil,mais que ela poderia facilitar os espetáculos de óperas poderia, seria perfeito pra quem é amante de ópera como nós e aumentar o publico,dessa maneira teríamos mais frequentes espetáculos.
    Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas